APRENDIZADO EM GESTÃO

Esperamos que você aproveite esse conteúdo para começar ou planejar seu negócio, mas se precisar de ajuda nosso time está à disposição. Uma boa leitura!

Um dos maiores desafios de começar um novo negócio é fazer um planejamento mínimo inicial. Mas que tipo de planejamento fazer e quais perguntas responder?

Colocar um negócio “de pé” não é tarefa fácil para ninguém, nem mesmo aos empreendedores mais experientes. Muitas iniciativas e empresas fracassam logo no começo da jornada devido a diversos fatores.

Vivemos um momento de grande crescimento de novas empresas, estimulados pela crise econômica e sanitária que vivemos. Principalmente o empreendedorismo por necessidade tem feito esses números crescerem ainda mais, porém os cenários não são animadores.

Segundo a Pesquisa de sobrevivência das empresas de 2020, o setor de microempreendedores individuais (MEI) tem a taxa de mortalidade de 29%. Já as microempresas têm taxa, após cinco anos, de 21,6% e as de pequeno porte, de 17%. Números muito ruins para as empresas e para o país.

Muitos empreendedores passam por incertezas, como a que vivemos com a pandemia, ou inseguranças de qual caminho seguir para fazer seu negócio sobreviver. São diversos elementos de gestão que compõem um negócio e que precisam ser levados em consideração nesse momento.

Além das incertezas e do medo, alguns outros fatores que atrapalham a sobrevivência dos negócios:

  • A falta do conhecimento especializado em gestão
  • A necessidade de empreender para sobreviver financeiramente
  • Operacionalizar um negócio no dia a dia
  • Gerenciar fornecedores
  • Atender aos clientes, entre outros.

Esses e outros fatores acabam por “engolir” os sonhos de fazer empresas bem sucedidas e feitas para durar. Pode não ser fácil mas não é tão complicado assim, segue com a gente até o final que vamos te ajudar!

Como podemos superar todos esses entraves, gargalos, taxas de mortalidade e montar empresas que vão ser bem sucedidas?

Não existe fórmula mágica nem remédio milagroso na gestão. O caminho é o trabalho aliado de um bom plano junto de uma ótima execução para nossas chances de sucesso aumentarem!

Para ajudar a descobrir quais são as perguntas básicas para começar ou repensar um negócio em 2010 foi publicado o livro “Business Model Generation – BMG”, em português “Geração de Modelo de Negócios”, que revolucionou o mundo das empresas criando o CANVAS!

Analisando mais de 1.000 planos de negócios do mundo inteiro, os autores conseguiram chegar em 9 elementos que são comuns e fazem parte de qualquer Modelo de Negócio.

“Acreditamos que um Modelo de Negócios pode ser melhor descrito com nove componentes básicos, que mostram a lógica de como uma organização pretende gerar valor. Os nove componentes cobrem as quatro áreas principais de um negócio: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira” (OSTERWALDER e PIGNEUR, 2011).

Pensando na melhor forma de apresentar essas informações, que também é um dos desafios de empreendedores, foi elaborada a figura e ferramenta do CANVAS para criação de Modelos de Negócios.

OS 9 ELEMENTOS DO CANVAS

Não existe um ponto de partida certo para começar a criar o CANVAS, podendo começar por qualquer elemento, porém existe uma ordem lógica e criativa sugerida para iniciar o seu preenchimento. Iremos te apresentar ao CANVAS já na ordem sugerida!

Além de responder aos clássicos “o que”, “para quem”, “como” e “quanto”, o CANVAS explora em seu lado direito os elementos voltados para fora do ambiente empresa, relacionados a oferta, ao mercado, seu público, fontes de receita, canais de atendimento/distribuição e o relacionamento com clientes.

Já do lado esquerdo do CANVAS se orienta ao ambiente interno do negócio, considerando as principais atividades ou processos necessários, os recursos que serão necessários, a rede de parceiros que apoiam e quanto vai custar tudo isso.

O CANVAS pode parecer simples, como a maioria das ferramentas de gestão, mas é extremamente poderoso se for bem utilizado!

É recomendada a criação coletiva de um CANVAS, envolvendo as pessoas de forma colaborativa e usando a ferramenta como um meio para os debates e discussões necessários ao negócio, se possível, usando post-its para as ideias serem expostas, debatidas e melhoradas.

Acima de tudo, o CANVAS é um meio para comunicação de elementos essenciais de uma empresa e que pode ser visualizado em uma única página. Responder às questões propostas pela ferramenta de forma objetiva e que represente a essência do negócio é o desafio inicial.

Já existem alguns sites que disponibilizam a ferramenta online para criação e digitalização, e o bom e velho papel continua valendo também!

Outras curiosidades do CANVAS…

  • A palavra CANVA é inspirada no mundo das artes e significa uma tela em branco. Assim como o modelo a ser preenchido.
  • É profundamente inspirado em conceitos de design thinking, estimulando o uso da criatividade, elementos visuais e participação das pessoas.
  • O livro Business Model Generation aprofunda em diversos conceitos e apresenta vários exemplos de CANVAS. Recomendamos a leitura!
  • O livro Business Model Generation de 2010 inspirou um movimento de empreendedorismo e design em todo o mundo com a criação de outros “canvas” orientados a projetos, carreira, entre outros.

A partir do CANVAS elaborado, alguns caminhos são possíveis. Em todos eles, você vai precisar se planejar e agir!

Possibilidades de evolução do CANVAS ao longo do tempo

Ao elaborar o CANVAS, respondemos as principais questões de um modelo de negócio, podendo estar tudo bem e também serem identificados pontos de melhoria e necessidade de ajustes no modelo pensado como um todo.

Em ambos os casos, o recomendado é elaborar um planejamento das ações para implementação do negócio ou das melhorias. Podendo ser aprofundado em um plano de negócios ou partindo direto para um planejamento estratégico.

Não é a hora de parar! A ferramenta ajuda a percebermos onde o modelo está frágil e precisa ser aperfeiçoado.

É assim que reduzimos a taxa de mortalidade, percebendo os pontos vulneráveis do negócio e agindo para melhorar essas necessidades.

Um CANVAS de negócio vai e deve mudar ao longo do tempo, é tendo clareza do modelo que podem ser feitos ajustes e inovações.

Empresas que não repensam seus modelos, ficam presas no tempo, travam seu desenvolvimento organizacional e correm sérios riscos de perderem competitividade e até de deixarem de existir com o tempo.

Devem ser feitos diversos testes de consistência, análises e aprofundamentos para verificar se o modelo criado é viável e sustentável. Além de um planejamento de como implementar o modelo em si e as melhorias necessárias.

Planilhas financeiras, análises mercadológicas e aplicação de outras ferramentas de gestão ajudam a fazer isso, como o mapa de empatia, pesquisas de mercado, análise da cadeia de valor, análise SWOT, forças de Porter, entre outras.

Acreditamos no poder de elaborar um bom modelo de negócios, sabendo que ele vai precisar evoluir ao longo do tempo.

Na Emboé já ajudamos muitas empresas de diversos segmentos a elaborar o seu CANVAS. Clientes que eram MEI’s, micro, pequenas e médias empresas, cooperativas, associações, órgãos de governo, empresas sustentáveis da Amazônia e de grandes centros urbanos. Empresas que estavam surgindo ou que já existiam.

Gostamos de dar esse apoio de forma participativa, compartilhando conhecimento sobre o CANVAS, empoderando as pessoas envolvidas no negócio e sendo um meio para a construção de um alinhamento a partir do modelo de negócio pensado.

Além de elaborar e disponibilizar o CANVAS em formato digital aos nossos clientes, elaboramos uma série de análises das melhorias a serem estabelecidas e ajudamos a planejar essas ações.

Está precisando de ajuda para elaborar o CANVAS ou o planejamento do seu negócio? Mande uma mensagem para a gente aqui, será um prazer ajudar.

Um abraço,

Bernardo Mudjalieb

Sócio e Consultor na Emboé e fã de modelagem de negócios