APRENDIZADO EM GESTÃO

Esperamos que você aproveite esse conteúdo para encontrar novos e antigos sonhos, mas se precisar de ajuda nosso time de Coaches está à disposição.

Fale com nosso time!

Uma boa leitura!

Muitas vezes não sabemos o que queremos da vida, quais são nossos sonhos, metas ou desafios.

Quando éramos crianças fazíamos isso com muita simplicidade, escrevendo uma cartinha para o Papai Noel com o nosso desejo (mesmo que material) mais profundo, ou pedindo aos nossos pais por algo que queríamos muito.

Infelizmente ficamos adultos e perdemos essa ótima prática de listar nossos sonhos, não somente o que desejamos comprar, mas que experiências queremos viver, que níveis de relacionamentos queremos ter, e para quando queremos isso!

Não listar nossos sonhos acaba gerando uma sensação de que estamos “deixando a vida passar”, pois só ficamos ali no “feijão com arroz” do dia a dia, sem novas conquistas. Não ter sonhos declarados também não nos dá motivos para celebrar e não deixar as conquistas marcadas em nossa história.

O motivo disso muitas vezes está ligado a falta de reflexão sobre o assunto, seja por falta de tempo, por não saber como fazer ou por não conseguir organizar o pensamento. Tornar os sonhos tangíveis, perseguir a sua execução, monitorar frequentemente o seu alcance, entre outras atividades, são pouco exploradas na nossa rotina agitada…

 

Já vi gurus indicando a não falar sobre seus sonhos para ninguém (tem até um TED sobre isso), mas não acredito que isso seja realmente necessário. Respeito o direito de escolha de cada um, mas acredito que quanto mais sabemos quais são os nossos sonhos e compartilhamos nosso esforço e desejo de alcançar eles para o universo, mais próximo estaremos de alcança-los.

Tangibilizar os nossos sonhos é a parte do problema mais simples de se resolver e nesse texto darei mais foco nessa etapa. Mas não podemos deixar de lado o mais importante: É preciso colocar em prática o que planejamos e comemorar nossas vitórias! Como diz um velho ditado:

“O plano não vale o papel que foi escrito se não puder ser colocado em prática”

Então vamos ao que interessa! Você já listou os seus principais sonhos na vida? Onde você quer chegar em curto, médio e longo prazo?

Listar os sonhos pode parecer simples ou óbvio para muitos, mas não é bem assim… Para facilitar a criação dessa lista, podemos dividir nossos sonhos em categorias para que nada fique de fora como, por exemplo, sonhos pessoais, profissionais, de relacionamento ou de qualidade de vida.

Vamos pensar um pouco nesses grupos de sonhos?

Sonhos Pessoais (PE)

São aqueles sonhos voltados para você, para o que você quer ser e para o mundo. Podem estar ligados a viagens, experiências, desenvolvimento de habilidades, aquisição de bens materiais (Ex: casa, carro, etc…), participação em algum curso ou evento, resolução de algum problema pessoal ou do mundo, busca por amor próprio, realização de “serviços voluntários”, resolução de questões que surgiram na vida, entre outros…

Sonhos Profissionais (PR)

Estão relacionados com as experiências de trabalho que você deseja ter, os trabalhos que gostaria de desempenhar, o setor no qual gostaria de atuar, a empresa gostaria de abrir, o projeto que gostaria de desenvolver, entre outros. Já parou para pensar nos seus sonhos profissionais?

Sonhos de Relacionamento (RE)

Podem estar ligados a morar junto com alguém, melhorar seu relacionamento com a família, começar um namoro, noivar ou casar com uma pessoa, ficar solteiro, ter mais experiências com outras pessoas, ter filhos, ter mais tempo com a família e amigos, conhecer pessoas pelo mundo, ativar sua rede de relacionamentos… Que tipos de relacionamentos você deseja ter na vida?

Sonhos de Qualidade de vida (QV)

Que hábitos vão te trazer qualidade de vida, com o que você deseja dedicar seu tempo livre, o que almeja para se sentir confortável com você e com o meio em que vive, quais práticas positivas deseja ter, deseja morar perto do trabalho, ter mais tempo para si,  trabalhar bem em home office, qual é seu sonho de qualidade de vida?

Outros sonhos

A ideia dessa estrutura de categorias é provocar seu pensamento sobre quais são os seus sonhos e não esgotar todas as possíveis opções… É apenas uma sugestão para ajudar sua linha de pensamento. Que outros sonhos você tem que não se encaixam nessas categorias?

Ferramenta para te ajudar a listar e categorizar sonhos

 

Para te ajudar a organizar seus sonhos, fiz uma planilha simples, onde você vai poder registrar seus sonhos e categorizar eles nos quatro grupos de sonhos que apresentei aqui, além de definir o prazo para sua realização:

1.

Curto prazo: De 1 a 3 anos;

2.

Médio prazo: De 3 a 5 anos;

3.

Longo prazo: De 5 a 20 anos.

É gratuito e sem cadastro é só clicar aqui e baixar, quero que você faça sua lista e coloque ela em prática!

A ideia é que com os nossos sonhos definidos, vamos entrar em ação para fazer eles acontecerem. Além de listar os seus sonhos, é necessário executá-los com paixão, verificar sua execução periodicamente e comemorar quando eles forem alcançados, e essa é uma parte realmente importante desse caminho.

Valorizar nossas conquistas é muito importante! Se permita comemorar quando alcançar um resultado ou realizar um sonho…

Se você chegar no meio do caminho e quiser mudar sua lista toda, sem problemas! Mudar de sonhos ao longo do caminho faz parte, encontrar problemas e pedir ajuda também, só não dá para não tentar fazer eles virarem realidade.

A elaboração da lista dos sonhos é um processo no mínimo interessante, pois trabalha nosso senso de futuro, prepara nosso inconsciente para se mover naquela direção, nos dá foco e mostra para onde nossos sonhos estão apontando.

Recomendo a todos que façam sua lista de sonhos. E mais do que isso, executem a sua lista!!

Como diz o mestre Peter Drucker:

Se você gostou desse artigo, clica no “gostei”, comente o que achou e compartilhe!

As fotos são do Christoph Niemann!

#emboecomvc

Bernardo Mudjalieb

Coach certificado e MBA em Gestão de Projetos
Executivo de Operações, Comercial e Marketing da Emboé