APRENDIZADO EM GESTÃO

Esperamos que você aproveite esse conteúdo para encontrar sua fonte de motivação, mas se precisar de ajuda nosso time está à disposição.

Fale com nosso time!

Uma boa leitura!

Se você ainda não sabe sobre a importância de realizar o seu planejamento de objetivos e metas para o ano e como  fazer isso veja em outro post no nosso blog! (se não leu, clica aqui e vai lá)

Sem dúvidas que refletir e planejar o que desejamos é fundamental! Só que mais importante ainda é executar o plano e ir acompanhando os resultados alcançados! #segueoplano

Só que o tempo passa, muitas coisas acontecem na nossa vida e o que acontece com o plano? As vezes fica esquecido num caderno, num documento, numa folha de papel que você nem sabe onde está, e que nem sempre é seguido, acompanhado ou ajustado.

Fica tranquilo se você está nessa situação, não precisa se preocupar, pois esse post vai te ajudar a botar o plano no eixo! Ainda dá tempo! Corre lá e vamos juntos!

Elaborar um planejamento nos dá a sensação que o objetivo já está logo ali para ser alcançado, o famoso “agora é só fazer”! Já escutou essa?

É ai que mora um dos grandes riscos da não implementação de um plano: Subestimar a execução! Acabamos achando que vai ser tranquilo fazer aquilo que planejamos, mas não é bem assim #SQN.

Um outro ponto é que podemos ficar achando que a vida vai nos dar um sinal quando estiver na hora de agir… Alguma mensagem mística que irá vir para nos falar que é a hora de agirmos. Nada contra usar nossa intuição ou espiritualidade para disparar uma ação na nossa vida, mas a execução de um plano deve ser uma ação DELIBERADA

Ainda esquecemos de considerar que existe a procrastinação, imprevistos e a preguiça, nossos maiores inimigos, e que irão aparecer no momento de executar o plano.

O fato é que nós brasileiros, culturalmente, não somos disciplinados para seguir um plano com disciplina! Um estudo sobre efetividade da gestão de projetos em instituições no Brasil aponta que 90% dos projetos estouram o seu prazo de execução (acesse aqui).

E ainda somos um dos países mais preguiçosos do mundo segundo um estudo da Universidade de Stanford. Veja a reportagem!

Mas fica calmo, pois você não está sozinho nessa e temos algumas dicas que podem ajudar a corrigir o rumo!

Em seu livro “Execução – A disciplina para atingir resultados”, o autor indiano Ram Charan fala sobre os  planos estratégicos desenvolvidos que não conseguem sem implementados e os caminhos para a execução, mesclando estratégia e realidade.

O Ram Charam nos ensina que precisamos ajustar e adaptar nosso plano à realidade conforme formos executando.

Então precisamos executar para depois perceber se o plano está fazendo realmente sentido.

Se a gente não se mexer, não vamos perceber as dificuldades e não teremos a oportunidade de ajustar nosso planejamento de acordo com a realidade que vivemos.

Se queremos alcançar resultados em nossas vidas ou no trabalho, temos que nos dedicar para que isso ocorra, nos organizando e agindo com clareza de propósito!

Vamos fazer um exercício rápido?

Olhe bem para o planejamento que você desenvolveu para o seu ano e pense no que você já executou e o que você pode executar em seguida para alcançar os objetivos definidos!

Não adianta só executar, é preciso avaliar a execução (aprender) e tomar novas decisões! Para qualquer tipo de plano, seja ele pessoal ou corporativo, o Pequeno Príncipe nos ensina uma lição valiosa sobre monitoramento:

Precisamos agir, monitorar e corrigir o plano para alcançar o sucesso!

Quando saímos da situação atual (ponto A), em direção a um resultado desejado (ponto B), precisamos ir ajustando o caminho ao longo do tempo para garantir a nossa chegada o mais próximo possível desse resultado desejado. Veja na figura abaixo o papel do monitoramento e controle:

Essa ação de corrigir o plano consiste no famoso monitoramento e controle!

Continuando nosso exercício…

Após agir e executar o seu plano, você viu que ele ou um de seus objetivos deixou de fazer sentido? Fique tranquilo, pois isso é normal!

A questão é que não dá para falar que o plano está ruim e não fazer nada.

É preciso ajustar o plano ou o objetivo para algo que faça sentido para você nesse momento, olhando para a realidade, vendo o que está acontecendo e ajustando o desvio para alcançar o resultado desejado diante da realidade encontrada…

Precisamos botar o plano na nossa cara e AGIROlhar para ele diariamente, monitorar e corrigir!

Acredito muito no processo de planejamento e o resultado que ele gera com a reflexão feita. Mas a execução é onde bicho realmente pega, onde filho chora e a mãe não vê, onde o coro come, onde a chapa esquenta!

É na execução que devemos ter mais FOCO!

Não estou falando para largar o plano, pois deve haver um foco na execução guiado pelo planejamento. Se não, acaba virando um correria desesperada e sem rumo que não irá ter levar a lugar nenhum…

Então é necessário agir e ver o que acontece, quebrar a cara ao longo do caminho e lidar melhor com as frustrações (aprendizados), sabendo que isso vai acontecer e que faz parte do processo!

Pessoas que tem muito foco na execução sabem disso e percebem que se nada está acontecendo, é sinal que você precisa agir o quanto antes

Então, você vai ficar aí parado ou vai começar a agir?

Pegue o seu plano (se você ainda não tem, faça um), ajuste ele ao longo da execução e siga em frente logo 😉

Bora alcançar nossos objetivos, pois ainda há tempo!

Abraços,
Bernardo Mudjalieb
Coach e Consultor na Emboé