APRENDIZADO EM GESTÃO

Esperamos que você aproveite esse conteúdo para encontrar sua fonte de motivação, mas se precisar de ajuda nosso time está à disposição. Fale com a gente!

Uma boa leitura!

No meio de toda essa loucura que nosso país e o mundo esta vivendo com a pandemia, crise política nos governos, empresas públicas e privadas tendo resultados ruins, milhões de pessoas desempregadas, tantos outros lutando para manter seus empregos, várias pessoas tentando seguir seu próprio caminho, mas

como está a sua grana? Lucro ou Prejuízo?

Em relação as despesas… Você sabe quanto você custa hoje? Quais são seus custos fixos? Qual é o pior deles? Como você controla seus gastos? Existe desperdício de dinheiro? Se sim, com o que?

E em relação as receitas.. Você sabe quanto você recebe hoje? Suas receitas cobrem suas despesas? Dá para fazer o seu dinheiro render mais e melhor?

O ambiente de trabalho e de negócios mudou de forma radical, colocando diversos desafios para todo mundo principalmente em relação as mudanças no mercado de trabalho. Você sabe quanto você está valendo atualmente no mercado? Quanto custa sua hora de trabalho? Sabe dar valor ao dinheiro, entendendo o quanto te pagam para fazer o que faz? Como seu dinheiro está sendo usado?

Nem sempre refletimos de forma lógica sobre o nosso dinheiro, esse “EU S.A”, as vezes por que associamos a algo ruim do capitalismo de só querer ganhar dinheiro sem parar, ou não sabemos muito bem como organizar a vida nesse sentido.

A fórmula para organizar as finanças pessoais é bem simples na teoria mas na prática nem tanto. Quando entendemos o valor do dinheiro que entra, menos o valor do dinheiro que sai, temos o resultado do dinheiro que “sobra”. Mas será que sobra?

Na vida real temos a dificuldade de manter nossos impulsos de consumo seja por necessidade ou diversos outros motivos, e isso junto com a falta de organização financeira é a fórmula para o desastre e crise econômica.

Só que organizar a vida financeira subiu de prioridade no contexto que estamos vivendo, assim como as organizações precisam que entre mais dinheiro do que saia, com a nossa vida (o EU S.A.) não é diferente, precisamos avaliar se há formas de aumentar nossa receita e reduzir nossas despesas. Outra semelhança é que as empresas controlam seu dinheiro, e nós também, de forma mais ou menos formal.

Então se uma empresa lucra quando faz uma boa gestão financeira, nós também podemos lucrar, só que a origem do nosso lucro ou ganho é a partir do nosso trabalho, realizado de forma legítima e bem feita para nossos clientes ou sociedade.

A questão é que para alguns a pura sobrevivência já é um desafio, a falta de oportunidades de estudos e trabalho dificulta muito a possibilidade de prosperar, deixando a pessoa em situação de vida delicada, por vezes ficando preso a um trabalho com baixa remuneração para pagar as contas do mês.

Por outro lado, outras pessoas com mais acesso a oportunidades e recursos, querem aumentar suas receitas, investir, crescer, prosperar, ir além da sobrevivência e fazem de tudo para alcançar isso.

Se você deseja ganhar mais dinheiro, existem algumas formas de aumentar suas receitas, abrindo novas oportunidades de trabalho, conquistando promoções, investindo seu dinheiro, gerando rendas extras, recebendo alugueis, juros, etc..

Para quem está do outro lado da moeda, em um momento financeiro difícil, é hora de entender a situação com calma e analisar as despesas, uma a uma.

Ver o que pode ser reduzido nesse momento mais complicado e cortar a despesa imediatamente! Não existe remédio bom nessa hora. É cortar luxos, excessos, gastos desnecessários, baratear onde dá.

Importante também buscar novas fontes de receitas, por exemplo prestar algum serviço, ou vender doces, roupas, cosméticos, fazer freelas, projetos de curta duração, parcerias, etc.. Enfim, oportunidades de renda extra que vão ajudar a compor suas receitas.

Logo um desafio a ser entendido é:

1) Quanto preciso receber para pagar as minhas despesas?

2) Quanto sobra atualmente?

3) Quanto eu gostaria que sobrasse de renda a mais (ganho ou lucro)?

Parece algo difícil? Mas não é!

Ficou muito confuso? Deu vontade de fazer a sua gestão financeira mas não sabe por onde começar? Siga os 3 passos abaixo!

– Liste qual é a sua renda atual (com os devidos descontos de impostos);
– Liste suas despesas e quanto custa cada uma;
– Descubra seu lucro ou prejuízo: Faça a conta (sua renda – suas despesas).

Pode fazer em uma planilha, ou no papel, no celular, tem vários apps de finanças disponíveis. MAS FAÇA!

Cuide das suas finanças! Deixe a crise do Brasil e do mundo lá fora, cultive você e sua saúde financeira!

Organize suas finanças para ter mais prosperidade e muitos ganhos!

Abraços,
Bernardo Mudjalieb
Coach e Consultor na Emboé